Bibliotecas suburbanas necessitam de apoio

Posted on 29/05/2007 por

0


por Adriana Luciana e João Paulo Santos

Se pegarmos um ônibus ou trem para chegar ao bairro de Plataforma e procurarmos a rua Santo Antônio, 28-E, encontraremos a biblioteca comunitária Prof. Milton Santos, que recebeu esse nome em homenagem ao famoso geógrafo baiano.

A biblioteca tem uma importância fundamental tanto para os moradores do subúrbio quanto para os que residem fora de lá, pois mesmo com poucos profissionais eles oferecem cursos como: pré-vestibular para afro-descendentes, o Pré-Cefet, e eletricidade. Entre esses, apenas o pré-vestibular é pago: “Os alunos pagam a contribuição de R$ 40, porque é com este dinheiro que pagamos os professores, mas dos outros eles são isentos”, relata Luis Henrique Silva Santana, coordenador do local.

Ele também informou que devido a pouca quantidade de voluntários eles não podem disponibilizar mais vagas e cursos por não terem condições: “Não fazemos mais projetos pois temos poucas pessoas trabalhando, então precisamos de mais voluntários”.

Problema semelhante ocorre com a biblioteca Cantinho do Saber, situada na Rua do Senegal, em Paripe. À frente do estabelecimento cultural está a professora aposentada Ana Amélia dos Santos, que há 35 anos trabalha com educação e enfrenta dificuldades com falta de apoio dos governos: “Temos aqui 3.800 usuários cadastrados, mas estes números poderiam ser maiores se o poder público cooperasse com a doação de livros, com ajuda financeira para melhorar nosso ponto de atividade, pois essa rua não oferece segurança”, desabafa.

Como se isto não bastasse, as instalações, por serem improvisadas, não possuem nenhum tipo de tratamento térmico, o que favorece a proliferação de fungos que danificam grande parte do precioso acervo, que conta com autores como Platão e Sócrates, além de jornais diários e revistas semanais.


Contatos

Biblioteca Prof. Milton Santos: 3398-2108
Biblioteca Cantinho do Saber: Rua do Senegal, 89 – Paripe (a biblioteca não possui telefone)

(maio de 2007)

Anúncios
Posted in: CULTURA